Por que há mulheres que são contra o feminismo?

Vivemos em um mundo globalizado, ah, a tão sonhada globalização! Mesmo um sonho se tornando realidade, há malefícios que acompanham o desenvolvimento humano e tecnológico. O que isso tem a ver com o feminismo?

Tudo!

A globalização trouxe às pessoas informação, acesso ilimitado ao conhecimento, através da facilidade em conseguir se informar as pessoas acreditam nas suas verdades e assim seguem sem olhar para o lado.

Como dizia, o problema da globalização, se assim podemos dizer, é que através do excesso de informações muitos fatos estão sendo distorcidos.

Pense bem, se queremos convencer alguém é lógico que usaremos todos os meios para que a pessoa acredite, mesmo que exista outro lado, não mostraremos para que nosso convencimento não apresente falhas ou pontos a serem discutidos.

O que quero dizer com isso é que as distorções dos fatos acontecem devido o interesse pessoal. Só mostrarei o que me convém, mesmo que exista outro lado a ser visto e analisado eu não o mostrarei.

mulher
Imagem de David Mark por Pixabay

Bom, isso acontece com o feminismo, as pessoas acabam distorcendo seu real significado. Escutamos muitas pessoas dizerem que são contra o feminismo pelo fato de ser a favor da vida e não do aborto.

Primeiro que o feminismo trabalha com a ideia de liberdade de escolha, se não acha legal, adequado ou acredita ser um crime, simplesmente não faça o aborto, o feminismo defende a sua liberdade em acreditar, fazer ou deixar de fazer. Não existe um documento em que você assina ser feminista e automaticamente é a favor do aborto.

O que existe é a falta de conhecimento, a ignorância. É mais comum a ignorância, mas não apenas no sentido de não ter acesso ao conhecimento, mas sim o de não querer aprender, entender e nem ao menos escutar quem pensa diferente de você.

Mulheres contra o feminismo

Muitas mulheres são contra o feminismo por reduzir o movimento a um grupo ou ideias que as pessoas defendem. Não se trata de pequenas frases, de cabeças raspadas e seios de fora. Trata-se da liberdade das mulheres, para que elas possam fazer o que quiserem com sua vida e seu corpo.

Existem vários blogs que levantam a bandeira do “contra o feminismo” como se fosse um mal a ser combatido. Realmente alguns homens odeiam o movimento pelo incômodo que ele traz com a força da mulher, sua liberdade de escolha, independência e concorrência no mercado de trabalho.

Esses blogs que defendem essa ideia normalmente pegam matérias de pessoas que são feministas para mostrar suas “contradições” e assim tentar provar para seus seguidores que o feminismo é algo ruim e desnecessário (falta de estudar história).

Muitos colocam textos dizendo que tal pessoa é feminista, mas estava com um vestido de grife quase mostrando os seios, que é contra a ideia de tratar a mulher como um objeto, mas se veste dessa maneira.

feminista
Imagem de Engin_Akyurt por Pixabay

Se vamos falar de contradição este é um fato a ser amplamente discutido, pois se uma feminista que defende os direitos e a igualdade da mulher está vestida de maneira “vulgar” é porque ela é livre para isso, pois ama seu corpo e não vê problemas em exibir o que acha lindo em si mesma.

A dificuldade das mulheres que são contra o feminismo é a de entender que podemos viver em sociedade sem padrões, que quem quiser ser dona de casa e cuidar dos filhos vai poder fazer isso sem julgamento dos outros graças ao feminismo.

Basta parar para pensar que hoje em dia é mais difícil encontrar mulheres que vivam para os afazeres domésticos e filhos somente. Muitas mulheres bem-sucedidas e independentes financeiramente acabam repudiando o comportamento das mulheres “donas de casa” e o feminismo combate esse julgamento, é uma forma de dar liberdade para a mulher decidir o que quer fazer da sua vida independente da opinião da sociedade. Parece tão ruim assim?

feminismo
Imagem de StockSnap por Pixabay

Sabemos que o movimento feminista sempre causou diferentes reações nas pessoas, pois toda mudança acaba trazendo pessoas a favor e contra. O mesmo aconteceu (e ainda acontece) com o movimento negro, em uma determinada época quando foi permitido que brancos e negros estudassem nas mesmas escolas muitas pessoas foram contra e saíram às ruas protestando contra esse “absurdo” (não dá para acreditar!).

A liberdade das pessoas sempre causou incômodo, principalmente em quem lucrava com isso. Com o feminismo não é diferente, quando mulheres ganham voz e visibilidade muita gente que abusava e se aproveitava disso acaba saindo “prejudicada”.

Os motivos que levam as mulheres serem contra o feminismo são esses, as distorções, a ignorância e principalmente a falta de abertura. Dar abertura a quem sabe argumentar, a quem realmente entende do assunto.

O feminismo é algo necessário desde sempre e hoje embora as pessoas digam que está chato, pois não pode falar mais nada que já é machismo é porque realmente era, agora é apenas identificado, nomeado e combatido.

O mundo não está chato! Ele está em evolução e quem não o acompanhar ficará para trás com seus pensamentos retrógrados, ideias de outro século, sendo engolidos por uma sociedade que aparenta melhora nos direitos e na liberdade das pessoas. Não é fácil, nem nunca será, mas tudo que foi conquistado pelo feminismo até hoje foi através de muita luta e persistência. Lutemos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePolishPortugueseRussianSpanish